Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética é um procedimento médico, não invasivo, que utiliza campo magnético, pulsos de radiofrequência e sistema de computadores de alta performance para produzir imagens detalhadas de órgãos e estruturas internas do corpo.
Também conhecido como ressonância magnética nuclear, este é um exame de diagnóstico por imagem moderno e que não utiliza radiação ionizante, diferente da tomografia computadorizada e da radiografia.
Contamos com equipamento de “Campo Aberto”, que trazem maior conforto para pacientes com fobia.
Além dos exames convencionais de ressonância magnética (Coluna, Joelho, Ombro, Articulações, Crânio, Mama, Abdômen, Tórax), realizamos, também, exames mais especializados de ressonância como:
- Ressonância de Próstata Multiparamétrica;
- Ressonância do Assoalho Pélvico;
- Ressonância Cardíaca;
- Neurografia por Ressonância do Plexo Braquial;
- Neurografia por Ressonância du Plexo Lombo-Sacral).
Indicações para o exame
Imagens detalhadas de RM permitem que os médicos avaliem várias partes do corpo, identificando a presença de doenças. O Exame de Ressonância Magnética pode utilizar um meio de contraste (Gadolínio), em alguns casos, administrado endovenoso, endocavitário ou intra-articular (Artro-Ressonância).
Duração do exame
O tempo total de duração do exame é de cerca de 15 a 30 minutos, podendo durar até 2 horas dependendo da área a ser examinada.

Cuidados e preparos para o Exame de Ressonância Magnética
Antes de fazer o seu exame você receberá um questionário. A precisão nas respostas é necessária, pois existem vários aspectos do seu corpo que podem impossibilitá-lo de realizar o exame de RM, como, por exemplo, marca-passo cardíaco.
Não é preciso interromper qualquer medicação que você esteja tomando sob orientação médica.
Não se esqueça de fornecer qualquer exame diagnóstico prévio (por exemplo, tomografia computadorizada, ultrassom, radiografia, exames de ressonâncias magnéticas anteriores etc), pois serão úteis para a interpretação do seu exame.
Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de um contraste – um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Pouco tempo depois do exame o contraste será eliminado do seu corpo através da urina. Em alguns exames, é necessária a utilização do contraste de rotina; nos demais casos o médico avalia a necessidade. Por isso, ao marcar o seu exame, será solicitado que você faça pelo menos 4 horas de jejum.
Atenção: o contraste da RM é um agente paramagnético diferente do contraste iodado utilizado na Tomografia Computadorizada. Pessoas com alergia aos meios de contraste iodado não têm contra-indicação formal ao uso do contraste da Ressonância.
Duração:
- 15 a 25 minutos;
Indicações:
- Identificar lesões
- Identificar doenças pulmonares
Tipos de exame:
- Ressonância de Próstata Multiparamétrica
- Ressonância do Assoalho Pélvico
- Neurografia por Ressonância do Plexo Braquial
- Neurografia por Ressonância do Plexo Lombo-Sacral
Outros Exames
Confira os outros exames de imagem disponíveis na Medimagem.
- A Ressonância Magnética é um procedimento médico, não invasivo, que utiliza campo magnético, pulsos de radiofrequência e sistema de computadores de alta performance para produzir imagens […]
- Heading Biópsia É um procedimento no qual se colhem algumas células ou um pequeno fragmento de tecido orgânico para determinação de um diagnóstico. O material recolhido […]